SAVATE

KICKBOXING

SAVATE


Historia

O savate foi desenvolvido por marinheiros franceses por volta da época das colonizações no século XVIII (por volta de 1790). Pelo fato do savate ter sido desenvolvido em alto mar, é uma arte marcial que preza muito o equilíbrio. Começou por ser um tipo de luta de rua e era muito frequente encontrar combates em Paris e no norte da França. No sul, especialmente no porto de Marselha, os marinheiros também desenvolveram um estilo de luta que envolvia pontapés altos e estaladas com a mão aberta, o que contribuiu para o desenvolvimento da modalidade. No início o savate era semelhante à Capoeira, onde as mãos eram usadas preferencialmente para a defesa ou abertas para desferir tapas, os ataques eram desferidos com os pés e a cabeça. Posteriormente foram eliminados os tapas e as cabeçadas e acrescentados os socos do boxe inglês para criar o savate moderno.
A história do Savate no Brasil começa em 1906 com a chegada ao Brasil da Missão Francesa em São Paulo, comandada pelo coronel francês Paul Balagny, contratada pelo governo paulista de Jorge Tibiriçá junto à França com o objetivo de treinar a Força Pública paulista, permanecendo em São Paulo até 1914 quando os oficiais franceses retornaram à França para se juntar aos companheiros na 1ª Guerra Mundial. Dentre os vários treinamentos trazidos veio o Boxe Savate, juntamente com o bailado Joinville Le Pont, como forma de condicionamentos dos militares da Força Pública, fazendo parte curricular da Escola de Educação Física da Força Pública (atual Polícia Militar do Estado de São Paulo) desde sua fundação em 1910.
Em 1946 com a chegada do Senhor Renè Des Forest2 , que desembarca no Brasil após servir nas forças francesas livres, comandadas pelo General Charles de Gaulle. No ano de 1984, Richard Dês Forest3 4 se forma em educação física pela UGF ampliando os horizontes do esporte no Brasil. Após alguns anos acumulando experiências internacionais teóricas e práticas na arte do Savate, o mestre Richard recebe das mãos do senhor Richard Sylla, em Vichy na França, o diploma de gant d'argent (luva de prata) e professor. Com este título Richard se torna o único sul-americano formado em savate na França. Em 2000, é enviada à frança a primeira equipe de um país sul americano coordenada pelo mestre Richard para um campeonato mundial de Savate. A equipe obtém o sétimo lugar na classificação geral, ficando à frente de grandes potências no esporte como Rússia, EUA, Canadá dentre outros. Atualmente, o mestre Richard encontra-se envolvido com a divulgação do Savate nas diversas áreas de abrangência desse esporte (Savate de rua, Savate combate e Savate estilo) e introduzindo essa arte ao mundo do MMA.